
À Boca de Cena
20 de abril
Sinopse
O Teatro Aveirense e o GrETUA promovem um programa de leituras de textos dramáticos, com especial incidência em dramaturgia contemporânea.
São sessões de leitura partilhada com o público, em registo informal e acolhedor, com a participação do próprio autor ou de artistas convidados das mais diferenciadas áreas. Mais até do que a leitura, a conversa apetece.
A edição de abril conta com a presença de Ricardo Correia e com a leitura dos seguites títulos (excertos): O meu país é o que o mar não quer, exílio(s) 61-74; Eu uso termotebe e o meu pai também; Call center; Um amor sem fronteiras e a voz humana.
Ricardo Correia
Diretor Artístico da Casa da Esquina, estrutura de criação e programação de Coimbra, com apoio sustentado da DGartes para o quadriénio 2018-2021 onde desenvolve trabalho de criação transdisciplinar em regime colaborativo, investindo numa dramaturgia original, de mediação entre o real e a ficção, do arquivo como prática, implicando o documental, o autobiográfico, a pós-memória e o questionamento do território.
Desde 2001 que trabalha em teatro, cinema e televisão como ator, dramaturgo e encenador. Representado pela Agente a Norte. Encenou mais de uma vintena de espetáculos, apresentados em vários teatros, escolas, festivais prestigiados (FIT em Belo Horizonte, BE Festival em Birmingham) e em várias geografias internacionais (Vigo, Santiago de Compostela, Rio de Janeiro, São Paulo, Leipzig, Londres, Newcastle, entre outros).
É autor de cerca de uma dezena de textos para teatro. Uma compilação de peças de 2014-2017, com o título O meu país é o que o mar não quer e outros peças está editada pela Imprensa da Universidade de Coimbra, na coleção Dramaturgo| 2019. A sua peça Call Center, foi editada pelo Teatro Nacional D. Maria II & Bicho do Mato, no volume Laboratório de Escrita para Teatro - Textos 2017/2018 (coord. Rui Pina Coelho). A peça Exílio[s] 61-74 está editada em França com edição bilingue pela editora Les Presses universitaires du Midi da Universidade de Toulouse - Jean-Jaurès (UT2J) da antologia Frontières da Colecção Nouvelles Scènes, 2020. Uma compilação de peças será editada em 2021 pelos Livrinhos dos Artistas Unidos com o título Eu uso Termotebe e o Meu Pai Também e outras peças. Coordenou com Sónia Ferreira para o projeto #ECOS o livro Laboratório de Escrita para Teatro – Dramaturgias Políticas Contemporâneas, edição ECOS e Casa da Esquina.
Leciona desde 2013 como Professor-Adjunto convidado na Licenciatura de Teatro e Educação da ESEC/IPC (interpretação, dramaturgia e encenação) e de 2015 a 2018 como Assistente convidado na Licenciatura em Estudos Artísticos na Universidade de Coimbra. Detêm o Título de Especialista em Teatro desde 2016. Investigador do CEIS20 - Centro de Estudos Interdisciplinares do Séc. XX da Universidade de Coimbra. Doutorando em Estudos Artísticos pela Universidade de Coimbra desde 2018 com o projeto "Política, Resistência e Prática Dramatúrgica na Contemporaneidade - Um Estudo de Caso"
Como Bolseiro da Fundação Calouste Gulbenkian, frequentou a London International School of Performing Arts – método Jacques Lecoq (2013). Mestre em Teatro, especialização em Encenação, pela Escola Superior de Teatro e Cinema (2010). Desde 2015 codirige o Clube de Leitura Teatral (Teatro Académico de Gil Vicente/A Escola da Noite). Foi Júri da Êcole de Mâitre – curso internacional de aperfeiçoamento de atores desde 2014 até 2018. Em 2019 ganhou a melhor tradução de texto para português no EURODRAM, com Caldarium de Sabrina Mahfouz, traduzido do inglês. Pertence ao coletivo Iberoamericano de Creadores en red sin fronteras - DNI+D. Formações de escrita para teatro com Rui Pina Coelho/TNDMII, Simon Stephens, Roland Schimmelpfennig, José Sanchis Sinisterra, Maxi Obexer, Jorge Louraço, Lola Arias, entre outros.
São sessões de leitura partilhada com o público, em registo informal e acolhedor, com a participação do próprio autor ou de artistas convidados das mais diferenciadas áreas. Mais até do que a leitura, a conversa apetece.
A edição de abril conta com a presença de Ricardo Correia e com a leitura dos seguites títulos (excertos): O meu país é o que o mar não quer, exílio(s) 61-74; Eu uso termotebe e o meu pai também; Call center; Um amor sem fronteiras e a voz humana.
Ricardo Correia
Diretor Artístico da Casa da Esquina, estrutura de criação e programação de Coimbra, com apoio sustentado da DGartes para o quadriénio 2018-2021 onde desenvolve trabalho de criação transdisciplinar em regime colaborativo, investindo numa dramaturgia original, de mediação entre o real e a ficção, do arquivo como prática, implicando o documental, o autobiográfico, a pós-memória e o questionamento do território.
Desde 2001 que trabalha em teatro, cinema e televisão como ator, dramaturgo e encenador. Representado pela Agente a Norte. Encenou mais de uma vintena de espetáculos, apresentados em vários teatros, escolas, festivais prestigiados (FIT em Belo Horizonte, BE Festival em Birmingham) e em várias geografias internacionais (Vigo, Santiago de Compostela, Rio de Janeiro, São Paulo, Leipzig, Londres, Newcastle, entre outros).
É autor de cerca de uma dezena de textos para teatro. Uma compilação de peças de 2014-2017, com o título O meu país é o que o mar não quer e outros peças está editada pela Imprensa da Universidade de Coimbra, na coleção Dramaturgo| 2019. A sua peça Call Center, foi editada pelo Teatro Nacional D. Maria II & Bicho do Mato, no volume Laboratório de Escrita para Teatro - Textos 2017/2018 (coord. Rui Pina Coelho). A peça Exílio[s] 61-74 está editada em França com edição bilingue pela editora Les Presses universitaires du Midi da Universidade de Toulouse - Jean-Jaurès (UT2J) da antologia Frontières da Colecção Nouvelles Scènes, 2020. Uma compilação de peças será editada em 2021 pelos Livrinhos dos Artistas Unidos com o título Eu uso Termotebe e o Meu Pai Também e outras peças. Coordenou com Sónia Ferreira para o projeto #ECOS o livro Laboratório de Escrita para Teatro – Dramaturgias Políticas Contemporâneas, edição ECOS e Casa da Esquina.
Leciona desde 2013 como Professor-Adjunto convidado na Licenciatura de Teatro e Educação da ESEC/IPC (interpretação, dramaturgia e encenação) e de 2015 a 2018 como Assistente convidado na Licenciatura em Estudos Artísticos na Universidade de Coimbra. Detêm o Título de Especialista em Teatro desde 2016. Investigador do CEIS20 - Centro de Estudos Interdisciplinares do Séc. XX da Universidade de Coimbra. Doutorando em Estudos Artísticos pela Universidade de Coimbra desde 2018 com o projeto "Política, Resistência e Prática Dramatúrgica na Contemporaneidade - Um Estudo de Caso"
Como Bolseiro da Fundação Calouste Gulbenkian, frequentou a London International School of Performing Arts – método Jacques Lecoq (2013). Mestre em Teatro, especialização em Encenação, pela Escola Superior de Teatro e Cinema (2010). Desde 2015 codirige o Clube de Leitura Teatral (Teatro Académico de Gil Vicente/A Escola da Noite). Foi Júri da Êcole de Mâitre – curso internacional de aperfeiçoamento de atores desde 2014 até 2018. Em 2019 ganhou a melhor tradução de texto para português no EURODRAM, com Caldarium de Sabrina Mahfouz, traduzido do inglês. Pertence ao coletivo Iberoamericano de Creadores en red sin fronteras - DNI+D. Formações de escrita para teatro com Rui Pina Coelho/TNDMII, Simon Stephens, Roland Schimmelpfennig, José Sanchis Sinisterra, Maxi Obexer, Jorge Louraço, Lola Arias, entre outros.
Informação adicional
Gratuito
Inscrições através do e-mail: bilheteira-TA@cm-aveiro.pt
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