A Flauta Mágica, de Wolfgang Amadeus Mozart
01 agosto
Sinopse
No final da primeira parte da temporada de 2024, antes da interrupção de Verão, a Orquestra Filarmonia das Beiras apresenta, como habitual, uma ópera integrada no Curso Internacional de Música Vocal, no Teatro Aveirense, numa parceria com a Universidade de Aveiro e a Concertato – Associação Musical. Abrangendo as vertentes de Canto e Ópera, o mesmo decorre de 22 de julho a 03 de agosto de 2024.
Considerando o carácter formativo desta produção, o elenco será composto integralmente por participantes do curso, sendo apresentada a ópera A Flauta Mágica de Wolfgang Amadeus Mozart. Trata-se de uma das mais populares óperas do célebre compositor, encantando públicos de todas as idades desde 1791, ano da sua estreia. Com um libreto aparentemente simples que remete para o fantástico, a sua riqueza simbólica torna-a numa obra de culto.
Cansado da aristocracia vienense e desgostoso com a falta de recetividade das suas últimas obras, Mozart, acedeu ao convite de Emmanuel Schikanader para compor uma ópera destinada ao público popular, inspirada na Opéra-Comique Francesa e cantada em alemão, o que era uma novidade para a época. Schikanader, um artista-empresário que dirigia um teatro nos arredores de Viena, escreveu o libreto. Mozart, que tinha sido impedido de continuar a colaborar com o seu amigo e libretista Lorenzo Da Ponte, terá ficado entusiasmado com a ideia.
O êxito de A Flauta Mágica foi imediato, tendo a ópera sido representada cerca de 100 vezes, só no primeiro ano. Hoje permanece como uma das obras mais célebres de todos os tempos.
Informação adicional
Preço
Plateia 8€
Balcão 5€
Ficha Artística
Orquestra Filarmonia das Beiras
Direção Musical e Artística Jan Wierzba
Encenação Claudio Hochman
Alunos de Ópera da 24ª Edição do Curso Internacional de Música Vocal 2024:
Tamino – Telmo Sousa
Pamina – Ana Freitas
Papageno – Tiago Saad
Papagena – Raquel Rodrigues
1ª Dama – Madalena Carmo
2ª Dama – Sofia Alves
3ª Dama – Juliana Mendes
Rainha Noite – Inês Araújo
Sarastro – Francisco Ribeiro
Monostatos – Leandro Casaca
Coprodução
Orquestra Filarmonia das Beiras/Estúdio de Ópera do Centro, Universidade de Aveiro e Concertato – Associação Musical
Apoio
Câmara Municipal de Aveiro e do Teatro Aveirense
A Orquestra Filarmonia das Beiras é uma estrutura financiada pelo Ministério da Cultura/Direção-Geral das Artes.