
Carmo Sousa
Coppélia ou a Rapariga de Olhos de Esmalte
Terça-feira, 29 Abril 2025
20h00 — Sala Principal
Sinopse
O Dia Mundial da Dança é celebrado no Teatro Aveirense com a transmissão em direto do bailado “Coppélia ou a Rapariga dos Olhos de Esmalte”, pela Companhia Nacional de Bailado, com a Orquestra de Câmara Portuguesa.
“Coppélia” explora a fronteira ténue entre o real e o ilusório e o fascínio humano por bonecos autómatos, intimamente ligados ao interesse pelo avanço tecnológico e científico no século XIX.
Inspirado na obra “Der Sandmann”, de E.T.A. Hoffmann, “Coppélia ou a Rapariga de Olhos de Esmalte” é um bailado onde a ilusão e fantasia se misturam com o humor.
Estreado no Théâtre Impérial de l'Opéra em Paris, a 25 de Maio de 1870, a história centra-se na jovem Swanilda e no seu noivo Franz. Swanilda fica com ciúmes quando percebe que Franz está encantado por uma bela rapariga que aparece frequentemente à janela do atelier do misterioso fabricante de bonecas, Dr. Coppélius, desconhecendo que na verdade se trata de uma boneca mecanizada: Coppélia. Franz e Swanilda são arrastados para uma série de mal-entendidos e aventuras caricatas, conseguindo, mesmo em vésperas do seu casamento, escapar do confronto com Dr. Coppélius por terem invadido o seu atelier.
“Coppélia” explora a fronteira ténue entre o real e o ilusório e o fascínio humano por bonecos autómatos, intimamente ligados ao interesse pelo avanço tecnológico e científico no século XIX.
Inspirado na obra “Der Sandmann”, de E.T.A. Hoffmann, “Coppélia ou a Rapariga de Olhos de Esmalte” é um bailado onde a ilusão e fantasia se misturam com o humor.
Estreado no Théâtre Impérial de l'Opéra em Paris, a 25 de Maio de 1870, a história centra-se na jovem Swanilda e no seu noivo Franz. Swanilda fica com ciúmes quando percebe que Franz está encantado por uma bela rapariga que aparece frequentemente à janela do atelier do misterioso fabricante de bonecas, Dr. Coppélius, desconhecendo que na verdade se trata de uma boneca mecanizada: Coppélia. Franz e Swanilda são arrastados para uma série de mal-entendidos e aventuras caricatas, conseguindo, mesmo em vésperas do seu casamento, escapar do confronto com Dr. Coppélius por terem invadido o seu atelier.
Informação adicional
Coreografia: John Auld segundo Arthur Saint Léon, Marius Petipa, Enrico Cecchetti
Música: Léo Delibes
Argumento: Charles Nuitter, Arthur Saint-Léon
Cenografia e figurinos: Peter Farmer
Desenho de Luz: David Mohre
Mestra de costura: Adelaide Marinho
Confeção de guarda-roupa: Atelier de costura CNB
Interpretação: Bailarinos e bailarinas da CNB
Direção musical: Pedro Carneiro, Orquestra de Câmara Portuguesa