Saltar para conteúdo Mapa do site Ajuda à navegação

Página inicial Teatro Aveirense

back
O Navio dos sonhos e a Ilha dos Amores

O Navio dos sonhos e a Ilha dos Amores

  • Sexta-feira, 13 Junho 2025
    18h00 — Sala Aberta (Praça da República)

Sinopse

Num cenário onde o real e o imaginário se confundem, "O Navio dos Sonhos e a Ilha dos Amores" é uma viagem teatral que mergulha na essência da humanidade através das figuras carismáticas de Aveiro — aqueles personagens que todos reconhecemos nas ruas, mas que vivem à margem do convencional. São os "loucos", os radicais, os poetas da existência, que desafiam as fronteiras do real e nos convidam a questionar o que é, de facto, a normalidade.

A bordo de um navio simbólico, que navega entre a ria e o mar, estes protagonistas embarcam numa jornada rumo à mítica Ilha dos Amores, um lugar onde os sonhos se materializam e as paixões se revelam. No decorrer da viagem, cruzam-se com figuras icónicas da poesia portuguesa: Gil Vicente, o mestre da sátira social; Camões, o épico cantor dos amores e das desventuras; Fernando Pessoa, o poeta dos múltiplos "eus"; e Alexandre O'Neill, o surrealista irónico. Cada um deles traz consigo fragmentos de suas obras, dialogando com os protagonistas e refletindo sobre temas universais como o amor, a liberdade, a loucura e a arte.

Este espetáculo é um convite a olhar para além das aparências, a celebrar a diversidade humana e a reconhecer a poesia que habita em cada um de nós. Através de uma narrativa rica em simbolismo e emoção, "O Navio dos Sonhos e a Ilha dos Amores" propõe uma reflexão sobre a vida, os sonhos e os amores que nos movem, num diálogo intemporal entre o passado e o presente, entre o real e o imaginário.

Num mundo cada vez mais padronizado, esta peça celebra os que ousam ser diferentes, os que vivem no limite, os que transformam o quotidiano em arte. É um tributo à loucura criativa, à poesia da existência e à beleza de sermos, simplesmente, humanos.

Informação adicional

ESTREIA

Maiores de 6 anos

Gratuito


Ficha Artística
João Garcia Miguel (texto e direção artística)
Albertina Vale, Alexandre Garcia, Alexandre Silva, Ana Paula Magalhães, Ana Paula Monteiro, Ana Pereira Cunha, Ana Velhinho, André Patarrana, António Rato, Celina Rodrigues, Diana Reis, Diogo Fernandes, Dulce Ferreira, Fátima Madail, Helena Fidalgo, Ilda Marques, João Rodrigues, Júlia Cavaz, Leonor Gomes, Maria João Teles, Marlene Melo, Tiago Lopes (interpretação)
Ademir Emboava (assistente de direção)
Suzana Durão (direção executiva)
Gonçalo Lobato e Leo Emílio (direção técnica)
Janice Mayomona (produção)
Natacha Ventura (comunicação)
Irene Gaspar (contabilidade)   
Teatro Aveirense / Câmara Municipal de Aveiro, Companhia João Garcia Miguel (coprodução)