Saltar para conteúdo Mapa do site Ajuda à navegação

Página inicial Teatro Aveirense

back

A guerra colonial é o pano de fundo de novo espetáculo no Teatro Aveirense

Data publicação — 9 Abril 2024

A guerra colonial é o pano de fundo de novo espetáculo no Teatro Aveirense

No próximo dia 12 de abril estreia no Teatro Aveirense uma peça de teatro baseada em cartas verídicas da Guerra Colonial Portuguesa e que interliga este conflito com a invasão da Ucrânia pela Rússia. Código Postal foi concebido pelo encenador e dramaturgo Marcos Barbosa especificamente para Aveiro 2024, a propósito do tema do 2.º trimestre da Capital Portuguesa da Cultura, ‘Cultura e Democracia’, e conta com a participação de atores russos e ucranianos exilados em Portugal devido à guerra.

O espetáculo tem por base um conjunto de cartas trocadas entre mãe e filho em 1965 e 1966. Esta correspondência foi doada a Marcos Barbosa para que, um dia, a pudesse incorporar numa das suas criações. As cartas ganham agora forma numa peça de teatro que procura ampliar os ecos destas missivas para estabelecer ligações com a atualidade, nomeadamente com a invasão da Ucrânia.

Para a construção do texto de Código Postal, o encenador, que foi programador das Artes Performativas de Guimarães Capital Europeia da Cultura, contou com diversos contributos. Tratou-se de um processo colaborativo que começou num laboratório de dramaturgia em Nova Iorque, no âmbito do Festival Novos Bardos, e que se estendeu mais tarde ao elenco do espetáculo.

Este balanço entre o real e a ficção, o passado e o presente, e a interligação entre várias geografias faz de Código Postal um espetáculo que promete marcar a temporada teatral portuguesa de 2024.