Saltar para conteúdo Mapa do site Ajuda à navegação

Página inicial Teatro Aveirense

back

Teatro Aveirense estreia nova criação de Clara Andermatt e INAC

Data publicação — 30 Abril 2024

Teatro Aveirense estreia nova criação de Clara Andermatt e INAC

No âmbito de Aveiro 2024 – Capital Portuguesa da Cultura a Companhia Clara Andermatt e o Instituto Nacional de Artes do Circo apresentam “MUDA”, um espetáculo que cruza as metodologias e linguagens do circo contemporâneo e da dança, a partir do corpo acrobático e das suas técnicas, resultando num espetáculo inovador. A estreia está marcada para dia 3 de maio, no Teatro Aveirense, a partir das 21h30.

Com direção artística de Clara Andermatt, “MUDA” é uma reflexão sobre a natureza multifacetada da condição humana e explora o trabalho performativo em correlação com a estética do cinema-mudo. O humor entrelaça-se com a tragédia, a fantasia com a realidade, e a violência com o amor. A muda extensão das coisas revela um mundo complexo que nos desafia, como equilibristas no fio da navalha, a transcender os paradoxos da humanidade e a encontrar o ponto de convergência que nos leva à descoberta da beleza.

“MUDA” abraça a inovação e a diversidade, desde logo pela dinâmica do seu processo criativo focado na pesquisa, na experimentação e na partilha de diferentes perspetivas do ponto de vista técnico, disciplinar e metodológico. Ao envolver intérpretes de várias proveniências geográficas e filiações artísticas, o projeto celebra a diversidade de saberes, culturas e práticas, enriquecendo a experiência, sensibilidade e conhecimento dos artistas envolvidos.

Este projeto dá continuidade a um histórico de colaboração e cumplicidade entre o Instituto Nacional de Artes do Circo e a Companhia Clara Andermatt. A criadora foi convidada em 2019 e 2020 pelo INAC a lecionar um “Laboratório de Criação Artística”, um trabalho intenso e produtivo que ainda reverbera na memória dos participantes. Acresce a relação artística entre Andermatt e Bruno Machado, atual diretor do INAC, que já havia participado como intérprete na peça “Novo-Velho-Circo”, de 2015.