Saltar para conteúdo Mapa do site Ajuda à navegação

Página inicial Teatro Aveirense

back

Um festival de artes com a democracia em pano de fundo

Data publicação — 11 Junho 2024

Um festival de artes com a democracia em pano de fundo

De 14 a 16 de junho realiza-se a primeira edição do New Deal of Arts and Democracy, um festival com música, teatro e cinema, que pretende abordar o papel das artes na construção de uma Europa livre, participativa e inclusiva, com a participação de artistas, de criadores, de pensadores e do público.

A iniciativa, organizada no âmbito de Aveiro 2024 – Capital Portuguesa da Cultura, tem curadoria do bósnio Haris Pašović – um dos mais aclamados encenadores de teatro da Europa de Leste e que trabalhou com Susan Sontag durante a Guerra da Bósnia – e do Teatro Aveirense. Com uma forte componente internacional, New Deal of Arts and Democracy analisa a consciência cultural dos europeus e o que significa pensar e agir politicamente nos dias de hoje, sublinhando o papel do setor cultural nestas dinâmicas.

No primeiro dia da iniciativa, 14 de junho, às 21h30, haverá uma atuação de Anthony Joseph. Um dos mais notáveis autores da atualidade, com uma obra que estende pela música e a literatura, apresenta-se em Aveiro com um concerto entre jazz, spoken word, funk, calipso e outras geografias sonoras, sempre com uma vertente política e social bem presente.

Outro dos destaques é a peça “The World of Possibilities”, de Haris Pašović, coproduzida por quatro instituições da Bósnia e Herzegovina, Croácia, Montenegro e Sérvia para abordar a vida (e inclusão) das pessoas com deficiência, as suas famílias e os seus terapeutas. Uma reflexão sobre a democracia a partir de um ângulo inesperado, interrogando o alcance da participação cívica. A apresentação está marcada para dia 15 de junho, às 21h30.

A 16 de junho sobe ao palco, às 21h30, o espetáculo “A Noite”, de José Saramago, pelo Grupo de Teatro de Jornalistas do Norte. O texto original decorre na redação de um jornal na madrugada do 25 de Abril. Nesta versão, encenada por Jorge Louraço Figueira e Leonor Wellenkamp Carretas, interroga-se a própria sobrevivência do jornalismo, trazendo para a atualidade as questões levantadas em 1979 por José Saramago.

O New Deal of Arts and Democracy contará ainda com vários momentos de conversa, no Teatro Aveirense. No dia 15, às 18h00, Haris Pašović junta-se a Kathrin Deventer (Secretária-Geral da European Festivals Association), Amber Massie Blomfield (produtora, consultora e autora do livro “Acts of Resistance – The Power of Art to Create a Better World”) e José Pina (Coordenador de Aveiro 2024 – Capital Portuguesa da Cultura e diretor do Teatro Aveirense) para uma discussão sobre o papel da arte na construção de uma sociedade democrática. No domingo, dia 16, a atriz e encenadora Sara Barros Leitão, o encenador Jorge Louraço Figueira e Jorge Andrade, diretor da companhia Mala Voadora, juntam-se para conversar sobre a liberdade e os seus desafios nos dias de hoje. Um encontro que será moderado pela jornalista Aline Flor.

Entre as outras atividades do New Deal of Arts and Democracy conta-se ainda a estreia do filme “Take5* Brussels”, o primeiro de uma série centrada em encontros entre 5 artistas e 2 convidados que se conhecem pela primeira vez para falar sobre a Europa, os festivais, as artes e o seu papel na sociedade. Uma troca de opiniões gravada em diferentes cidades pelo realizador Stefan Arsenijevic. A sessão terá lugar a 15 de junho, às 16h00, no auditório da VIC // Aveiro Arts House, outrora uma sala de cinema clandestina onde eram exibidos filmes proibidos pela censura.