Saltar para conteúdo Mapa do site Ajuda à navegação

Página inicial Teatro Aveirense

back

Uma reflexão sobre as migrações com Virgílio Castelo no elenco

Data publicação — 24 Março 2025

Uma reflexão sobre as migrações com Virgílio Castelo no elenco

O Teatro Aveirense recebe um espetáculo dedicado ao tema das migrações. Sul, da companhia A Turma, é escrito e encenado por Tiago Correia, conta com o ator Virgílo Castelo no elenco, e apresenta-se no próximo dia 28 de março às 21h30.

O espetáculo tem como protagonista Michelle, uma rapariga francesa lusodescendente que vem a Portugal para procurar um homem que pode ser seu avô biológico e confronta-se não só com os misteriosos contornos da existência dele, mas também com a crua realidade de uma comunidade de migrantes do Sul do país. Uma tragédia contemporânea que se constrói com a estrutura de um drama familiar intergeracional, sobre trauma, abandono e separações.

Sul é a segunda parte de um díptico teatral que se dedica às migrações, partindo da experiência portuguesa para questionar a realidade atual. Se num primeiro momento, com O Salto, se retrocedeu aos anos 60/70 para evocar a trágica e emotiva experiência da partida do país para uma Europa desconhecida, num segundo momento, com Sul, levanta-se um questionamento mais amplo sobre a memória (ou o esquecimento) e a volatilidade das relações humanas contemporâneas.